elaboração de projetos
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Elaboração de Projetos Sociais
Docente: Vitória Paracampo
Discente: Lorena Sarmento Penha
Projeto Social: Sala de espera da Divisão Especializada no Atendimento a Mulher – DEAM – Belém/PA.
1. PROBELMATIZAÇÃO
“Discriminada como trabalhadora e como mulher, ela conseguiu, reunir dentro do capitalismo, a maior lista de reivindicações, que qualquer outro setor social jamais conseguiu em toda sua historia. Alia as reivindicações de todos trabalhadores – emprego, salário e condições de trabalho – às suas necessidades especificas como mulher – licença maternidade, direitos a decidir sobre o próprio corpo, creche para cuidar dos seus filhos enquanto trabalha e o fim da violência domestica chaga que a sociedade impõe a cada dia com a maior brutalidade” (TOLEDO, 2008,14)
Na sociedade capitalista atual, este fenômeno adquire algumas contradições: por um lado a mulher transita do mundo doméstico para o mundo público, adquirindo relevância no papel de funções, tradicionalmente reservadas aos homens, por outro lado ela é vitima de violência. No âmbito do trabalho, nem homens nem mulheres escapam da exploração. A mulher é estimulada pelo sistema a reproduzir na educação dos filhos a manutenção de princípios e valores que foram impostos a ela e nas relações sociais de gênero, classe e etnia.
Portanto compreender o fenômeno da violência domestica contra a mulher é reconhecer a discriminação histórica e cultural que ela sofre. Discriminação essa que tem aprofundado a desigualdade econômica, social e política entre mulheres e homens, ratificando que a mulher sempre ocupou e ocupa posição inferiorizada. Dessa forma, esta mesma posição destinada à mulher sempre ocupou e ocupa posição inferiorizada. Dessa forma, esta mesma posição destinada à mulher pode ocorrer como resultado de um processo sócio-educativo que, historicamente tem mantido essa