Estrutura de decisão e repetição
Trabalharemos com dois tipos de estrutura. A estrutura de decisão e a estrutura de repetição.
Comandos de decisão
Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de SALTO ou DESVIO pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de acordo com as decisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores.
As principais estruturas de decisão são: se então, se então senão e caso selecione.
A estrutura de decisão SE/IF normalmente vem acompanhada de um comando, ou seja, se determinada condição for satisfeita pelo comando SE/IF então execute determinado comando.
Imagine um algoritmo que determinado aluno somente estará aprovado se sua média for maior ou igual a 5.0, veja no exemplo de algoritmo, ao lado como ficaria.
Se Média >= 5.0 então Aluno Aprovado
Em Português Estruturado:
Em Visual Basic:
Média>=5.0
Sim
Aluno Aprovado
Não
FIM
IF Media >= 5 Then Text1 = “Aprovado”
ENDIF
CASO SELECIONE / SELECT ... CASE
A estrutura de decisão SE/ENTÃO/SENÃO, funciona exatamente como a estrutura SE, com apenas uma diferença, em SE somente podemos executar comandos caso a condição seja verdadeira, diferente de SE/SENÃO pois sempre um comando será executado independente da condição, ou seja, caso a condição seja verdadeira o comando da condição será executado, caso contrário o comando da condição falsa será executado.
No exemplo ao lado está sendo executada uma condição que, se for verdadeira, executa o comando APROVADO, caso contrário executa o segundo comando REPROVADO. Podemos também dentro de uma mesma condição testar outras condições.
A estrutura de decisão CASO/SELECIONE é utilizada para testar, na condição, uma única