Mercado internacional
Globalização – É um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, social e política, sendo um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países, cujos mercados internos já estão saturados.
O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
Efeitos da Globalização
• Comércio através de Blocos Econômicos;
• Políticas Econômicas Equilibradas ocasionam confiabilidade e investimentos estrangeiros (captação de recursos);
• Adaptação das empresas ao mercado externo e a concorrência internacional expõe seus pontos frágeis com os custos econômicos e sociais;
• Os governos buscam políticas que coordenem a fusão de empresas domésticas (para ganhar escala e competitividade);
• Integração comercial, se por um lado quem estiver mais integrado na economia mundial, maior será a exposição à concorrência internacional. Em contrapartida, maior a absorção de tecnologias modernas, mais amplas as opções de escolha para os consumidores finais e menores os custos financeiros dos produtores domésticos quando da obtenção de recursos financeiros no exterior.
• Em suma, a globalização é uma realidade e não uma escolha. Na era da tecnologia da informação, é impossível a um país isolar-se do mercado mundial, a não ser a um custo social muito elevado.
Política Cambial
Política Cambial – É um instrumento de que