OTN Era Neoclassica
Teoria Comportamental: marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração.
Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana. Depois da era industrial clássica, formada por diversas teorias, vem a era Neoclássica.
Características da era Neoclássica: Ênfase na prática da administração
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Os neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável.
A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.
A Teoria Estruturalista: É uma teoria de abordagem múltiplas que representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e um leve aproximação a Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal. Vale lembrar, que essa teoria foi a primeira a considerar a organização como um sistema aberto.
Origens da Teoria Estruturalista
Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas: Tornou-se necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização, mas que pode incompatibilizar com outros.
A Teoria Estruturalista é representada por grande figuras da Administração.
Críticas à teoria das relações humanas: Oposição cerrada à teoria clássica; Tudo aquilo que esta preconizava;