Economia
TEORIA MICROECÔMICA
FAISA – FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA
NOME: ____________________________________________________
Economia I – Teoria Microeconômica : Carlos J. Santana
1
1. CONCEITO DE ECONOMIA
A palavra economia é derivada do grego “oikosnomos” ( de oikos = casa e nomos = lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar seus produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Também podemos definir, como sendo a ciência que estuda como as pessoas, sociedade e governo, utilizam os seus recursos escassos para satisfazerem suas necessidades ilimitadas virtualmente. Em uma outra definição, Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Os economistas estudam a forma dos indivíduos, os diferentes coletivos, as empresas de negócios e os governos alcançarem seus objetivos no campo econômico. Seu estudo pode ser dividido em dois grandes campos: a microeconomia, teoria dos preços, e a macroeconomia.
Nas definições apresentadas acima, podemos observar vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência econômica:
-
Escolha
-
Escassez
-
Necessidades
-
Recursos
-
Produção
-
Distribuição
-
Satisfação
Em toda sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.
Economia I – Teoria Microeconômica : Carlos J. Santana
2
2. O CONCEITO DE SISTEMA ECONÔMICO
♦ Sistema econômico é o conjunto de relações técnicas,