Modulo2
Apresentação do Módulo
Modelos de Uso Diferenciado da Força
Nesta aula, você estudará e analisará vários modelos gráficos de Uso da Força. São modelos amplamente utilizados em diversos Órgãos de Segurança Pública do mundo, com o objetivo de ajudar nos conceitos, planejamento, treinamento e comunicação dos critérios da política institucional sobre o emprego da força nas Corporações de Segurança Pública. Os modelos permitirão que você constate as diferentes possibilidades de Uso da Força na atividade de segurança Pública, com suas características, vantagens e desvantagens.
Um modelo de Uso da Força é um recurso visual padrão, traduzido normalmente num gráfico, esquema ou desenho de configuração bastante simples, que vem ilustrado, ou não, em diferentes cores, indicando aos Agentes de Segurança Pública o tipo e a quantidade de força legal a ser utilizada contra uma pessoa que resista a uma ordem, abordagem ou intervenção de um Agente de Segurança Pública.
Por ser uma questão de muita discussão, ainda não existe um consenso entre as Corporações de Segurança sobre um modelo ideal e padrão para todos. Desse modo, vemos a multiplicidade de formas e conteúdos desses modelos que você passará a estudar. Os modelos de Uso da Força são estruturas que abrangem os elementos da utilização da força na atividade de prestação de serviços de Segurança Pública. Nos modelos são também apresentadas as alternativas táticas potencialmente disponíveis ao Agente de Segurança Pública para ganhar e/ou manter o controle em determinadas situações em que tenha que atuar.
A configuração dos modelos deve ser simples, facilitando o entendimento do agente durante a instrução inicial e reforçando a capacidade de lembrança instantânea durante uma confrontação real.
Portanto, um modelo é por natureza “genérico”, e sua adaptação deve ser possível a todas, ou pelo menos à grande maioria, das instruções e ações dos Organismos de Segurança Pública.
Em um