Modulo4
Apresentação do Módulo
Espera-se que o encarregado de aplicação da lei tenha a capacidade de distinguir entre inúmeras tonalidades de cinza, em vez de apenas fazer a distinção entre o preto e branco, certo ou errado (C.ROVER).
Ao agente de segurança pública exige-se um alto grau de profissionalismo, inteligência e percepção. Diante de uma intervenção, poderá ser exigido a ele que trate com cortesia, dignidade e respeito humano todas as pessoas, e, paradoxalmente, ser-lhe-á exigida precisão ao efetuar um disparo letal de arma de fogo para proteger a vida de um cidadão.
Este módulo oferece as condições necessárias para que você possa discutir sobre este assunto: uso diferenciado da força.
Antes de continuar sues estudos Saiba Mais, lendo o texto a seguir.
Uso Diferenciado da Força 1
Entende-se por uso diferenciado de força, o resultado escalonado das possibilidades da ação agente de segurança pública, diante de uma potencial ameaça a ser controlada. Essas variações de níveis podem ser entendidas desde a simples presença e postura correta do agente de segurança pública em uma intervenção, bem como o emprego de recurso de menor potencial ofensivo e, em casos extremos, o disparo de armas de fogo.
É Importante considerar que este texto trata do uso de força de forma individualizada, ou seja, de um agente de segurança em relação a um ou mais abordados, ou de uma equipe de agentes de segurança pública em face de um grupo de pessoas. O uso de força é um tema que engloba muitos tópicos, dentre eles, o uso de arma de fogo, que é qualificado como sendo último recurso ou medida extrema de uma intervenção agente de segurança pública.
1
Texto elaborado por Marcelo Vladimir Corrêa – Tenente Coronel da PMMG.
É necessário ter um conceito claro e objetivo de "força". A palavra tem significados diferentes dependendo do contexto. Geralmente força representa energia, ação de contato físico, vigor, robustez, esforço, intensidade, coercitividade,