modulo 2
Mauricio de Vargas Barboza
Relatório sensores
Sao Leopoldo
04/06/2014
Sumario
Relatório sensores 1
1 Introdução 3
1.1 Objetivos 3
2 Sensores Indutivos 3
2.1 Sensores Capacitivos 4
2.2 Sensor Infravermelho 5
3 Considerações finais 6
4 Conclusão 6
5 Referência 7
1 Introdução
Os sensores têm como função, por exemplo nos robôs a mesma função que tem nos humanos, sentir o ambiente e comandar suas reações. Os robôs móveis se utilizam principalmente de dois grupos de sensores, os sensores de colisão e os de posicionamento. Para um melhor desempenho, um robô deve utilizar vários destes sensores ao mesmo tempo, e seu software deve ter a capacidade de integrar os dados destes sensores, fazendo com que seus atuadores se comportem de forma correta. Nessa pesquisa foram abordados somente sensores Indutivos, Capacitivos e sensor de colisão.
1.1 Objetivos Fazer uma pesquisa sobre três tipos de sensores diversos. Podendo assim escolher sobre qual será apresentado no relatório.
2 Sensores Indutivos Robustos, Precisos e Confiáveis.Os sensores indutivos, são soluções ideais debaixo custo, para detecção de objetos metálicos, sendo extensamente aplicados em sistemas de automação, por suportarem ambientes agressivos, onde é requerido alto grau de proteção e robustez. São utilizados em diversos segmentos da indústria, como automobilística, têxtil, papel e celulose, impressão, processamento de plástico, linhas de montagem e em indústrias de processos. O princípio de funcionamento por indução transformaram os sensores indutivos de proximidade em sensores absolutamente confiáveis com alta precisão e longa durabilidade, graças ao funcionamento livre de desgaste, bem como sua insensibilidade à temperatura, ruídos, luz e água.
Sensores indutivos atende os mais diversos