Auditoria
1) Para o exercício da profissão contábil, é necessário observar o código de ética, cujo objetivo é fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas.
Uma situação demonstrativa de um comportamento ético do contador é
A) assinar os balanços de uma empresa, elaborados por profissional não habilitado, sem orientar, sem supervisionar e sem fiscalizar sua preparação.
B) emitir parecer favorável de auditoria a uma empresa, sem a realização de testes suficientes para fundamentar a sua opinião.
C) propor honorários aviltantes para clientes de outros escritórios, a fim de aumentar a receita que recebe.
D) publicar, no sítio do seu escritório de contabilidade, artigo técnico, sem citar a fonte consultada.
E) renunciar às suas funções, ao perceber a ocorrência de desconfiança, por parte de seu cliente, sem prejudicá-lo.
2) Determinada empresa atua em dois segmentos de negócio: retificadora de motores e revenda de peças para automóveis. O faturamento da empresa está crescendo e ameaça extrapolar o limite de receita bruta da modalidade tributária Lucro Presumido. Para manter o enquadramento tributário, nos exercícios seguintes, o contador sugeriu ao proprietário, em dezembro, que desmembrasse a empresa em duas, sendo uma retificadora de motores e outra revenda de peças.
Considerando o estabelecido no Código de Ética Profissional do Contador, a atitude do profissional citado:
a) infringiu o código de ética ao aconselhar o cliente contra disposições expressas nos Princípios de Contabilidade e nas Normas Brasileiras de Contabilidade.
b) infringiu o código de ética ao propor ato contrário à legislação tributária e societária.
c) não infringiu o código de ética, mas agiu contra o empresário ao aumentar a complexidade das atividades administrativas.
d) não infringiu o referido código de ética, pois a atitude do contador pode ser considerada como planejamento tributário.
3) Assinale, dentre os itens a seguir, aquele que