Modulação
MODULAÇÕES E TRATAMENTO DE SINAIS
Ao processo de adaptar-se um sinal (informação) a uma onda portadora, modificando-lhe um dos parâmetros ou características, de modo a fazê-la transportar uma informação, denomina-se modulação. Desse modo, temos:
Modulação em amplitude
Modulação em freqüência
Modulação em fase
Modulação em Amplitude (AM)
A modulação em amplitude parte do principio da alteração da amplitude de um sinal elétrico analógico, proporcionalmente às variações do sinal de informação (seja ele analógico ou digital).
Neste caso, temos na amplitude da onda analógica uma cópia fiel do sinal de informação que se deseja transmitir, neste processo não ocorre variação na freqüência do sinal analógico.
Um exemplo típico de modulação em amplitude é as transmissões de Rádio AM, em que temos sinais de portadora dentro da faixa de 550 KHz à 1650 KHz, com sinais de informação, voz e musica com faixa de variação até 5000 Hz.
Como pode ser notada nos gráficos, a onda portadora possuía uma amplitude original (A) que foi alterada com a aplicação do sinal de informação, logo podemos dizer que o sinal de informação modulou ou alterou a amplitude do sinal de portadora proporcionalmente às suas variações.
Resumindo, na modulação em amplitude, temos uma onda portadora de freqüência fixa que vai transportar o sinal a ser transmitido, representando-o pela variação de sua amplitude.
O exemplo de modulação, uma amplitude mais alta ou maior representa o bit 1 e uma amplitude menor ou mais baixa representa o bit 0.
Modulação em Freqüência (FM)
Na modulação em freqüência, a aplicação do sinal de informação irá provocar variações na freqüência do sinal de portadora, conhecidas como deslocamentos para mais e para menos, proporcionalmente à amplitude do sinal modulador.
Este é o principio utilizado nas transmissões de Rádio FM. A modulação em freqüência permite uma melhor qualidade nas transmissões dos