MODOS DE PRODU O
Modo de produção primitivo:
-Esse modo de produção tem uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana.
-Nessa comunidade os homens trabalhavam juntos. Os meios de produção eram propriedade de todos.
-As relações de produção eram de amizade e ajuda entre todos, eram baseadas na propriedade coletiva dos meios de produção, e terra em primeiro lugar.
-Não existia o estado, este só passou a existir quando alguns homens começaram a dominar outros, o mesmo surgiu como instrumento de organização social e de dominação.
Modo de produção asiático: -Esse modo de produção predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. -A parte produtiva da sociedade era composta por escravos e pelos camponeses, que eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. -São fatores que determinaram o fim desse modo de produção: A propriedade de terra pelos nobres; O alto custo de manutenção dos setores improdutivos; A rebelião dos escravos.
Modo de produção escravista: -Nessa sociedade os meios de produção, os escravos e o produto de trabalho eram propriedades do senhor. O escravo era considerado um instrumento. -As relações de produção eram de domínio e de sujeição.
Modo de produção feudal:
-A sociedade feudal era constituída pelos senhores e seus servos. Os servos não eram escravos, pois não eram propriedades dos senhores. Eles serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam para o seu senhor e para eles mesmos.
-As relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento das forças produtivas, como a exploração sobre os servos só aumentava, o rendimento da agricultura era cada vez mais baixo.
-Na cidade, o crescimento dos artesãos era freado pelos regulamentos existentes e o próprio crescimento da cidade era impedido pela ordem feudal.
Modo de produção capitalista:
-Esse modo de produção tinha relações assalariadas. Essas relações baseiam-se na propriedade privada dos meios de