GEST O DE CUSTOS 2015 1 AVALIA O
1 Conceitos Básicos
2 Principais Classificações de Custos
3 Distinção dos Conceitos “LUCRO” e “PRÓLABORE”
1 Conceitos Básicos
PARA UMA EFICIENTE GESTÃO DE CUSTOS , É
NECESSÁRIO A COMPREENSÃODOS CONCEITOS
BÁSICOS
Entender o que são:
Gastos,
Investimentos,
Despesas,
Perdas,
Desperdícios
Custos
1 Conceitos Básicos
GASTOS: São ocorrências nas quais a empresa despende recursos ou contrai uma divida perante terceiros (fornecedores, bancos etc.) para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas. O conceito é abrangente e pode englobar os demais itens.
EXEMPLOS: Um gasto pode ser relacionado a algum investimento (a compra de máquinas e equipamentos que será contabilizado no ativo da empresa) ou alguma forma de consumo de recursos (custos fabris ou despesas administrativas que será contabilizado em conta de resultado).
1 Conceitos Básicos
INVESTIMENTOS: São os gastos que irão beneficiar a empresa no futuro, por exemplo, as aquisição de ativos como estoques e maquinas. Nestes casos, na compra a empresa desembolsa recursos mas visa um retorno no futuro sob a forma de produtos fabricados. Cabe lembrar que o uso e desgaste das maquinas bem como o consumo dos estoques no processo fabril são custos de fabricação.
EXEMPLOS: Aquisição de uma máquina industrial ou um lote de matériasprimas , pois a empresa desembolsa recursos com esses ativos, visando um retorno futuro sob a forma de produtos fabricados pelo equipamento ou pela transformação das matérias-primas em produtos elaborados e sua comercialização com lucro, posteriormente.
1 Conceitos Básicos
DESPESAS: São os valores despendidos voluntariamente dos bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. O conceito é utilizado para identificar os gastos não relacionados com a produção, ou seja, os que se referem as atividades não produtivas.
EXEMPLOS: Normalmente são as despesas comerciais, as financeiras e