imunologia cancer de boca
Os marcadores biológicos são componentes celulares, estruturais e bioquímicos que são úteis para definir alterações celulares e moleculares tanto em células normais quanto aquelas associadas à transformação maligna. Eles podem se apresentar em dois tipos: os marcadores intermediários, que mensuram alterações celulares e moleculares antes do surgimento da neoplasia maligna e os marcadores diagnósticos, úteis na confirmação da lesão maligna já estabelecida.(Moura et al. 2006)
Com o avanço dos estudos, várias proteínas e peptídeos foram identificados como produtos de secreção de uma variedade de neoplasias sólidas. Em 1848, Bence Jones descreveu a proteína do mieloma múltiplo, primeira substância empregada clinicamente como marcador tumoral.
Os marcadores biológicos auxiliam no processo de diagnóstico, avaliação da resposta terapêutica e prognóstico. Os mecanismos celulares que controlam o crescimento das células neoplásicas ao serem compreendidos, podem identificar os fatores do processo regulatório, o que contribui para a compreensão dos mecanismos envolvidos na progressão do tumor.
Segundo Moura et al. (2006), a atividade proliferativa de um tecido ou de uma neoplasia é medida determinando-se a fração média de crescimento e o tempo médio do ciclo celular. Quanto mais alta for a atividade proliferativa de um