Superf Cies Prim Rias
SUPERFÍCIES DE CONTROLE PRIMÁRIAS
BELO HORIZONTE
2013
JOSÉ ROGÉRIO ANDRADE SILVA
ANDRÉ SILVA CALIXTO
ANTHONIELLI C. ZORZI
RODRIGO COSTA
RAFAEL CAVALCANTI
PEDRO GUILHERME GUIMARÃES SOUZA
FABIANO PAULO
SUPERFÍCIES DE CONTROLE PRIMÁRIAS
Trabalho apresentado como complemento de notas do primeiro bimestre, do Curso de Manutenção de Aeronaves, para a matéria
Estrutura e Controle de Voo do Centro Universitário UNA.
Professor orientador: Renato Inácio Muller
Belo Horizonte
2013
RESUMO
São superfícies utilizadas para modificar a atitude da aeronave em torno de seus três eixos imaginários, que cruzam no centro de gravidade. São eles:
Leme de direção : Faz com que o nariz do avião vire para a esquerda ou direita. Superfície de comando primária localizada atrás do estabilizador vertical na empenagem. Comandado pelos pedais; ao pressionar o pedal direito, o avião guina para a direita, e vice-versa.
Os pedais atuam nos freios quando o avião está no solo, sendo assim considerados BIFUNCIONAIS. A parte inferior do pedal atua no leme de direção e a parte superior do pedal atua no freio das rodas.
Eixo vertical – linha reta imaginária que corta a aeronave verticalmente. O movimento que a aeronave faz em torno deste eixo se chama GUINADA.
Aileron : Faz com que as asas inclinem-se as asas inclinem-se para a esquerda ou para a direita. Superfície de comando primária localizada próxima às pontas da asa, comandado pelo volante do manche, girando o volante do manche para a direita, o avião inclinará para a direita, e girando o volante do manche para a esquerda o avião inclinará para a esquerda.
Eixo longitudinal – linha reta imaginária que une o nariz à cauda do avião. O movimento que a aeronave faz em torno deste eixo se chama ROLAGEM, ROLAMENTO, BANCAGEM ou INCLINAÇÃO LATERAL.
Profundor : Faz com que o avião suba ou desça. Superfície de Comando Primária localizada atrás do estabilizador horizontal na