O HOSPITAL PELO OLHAR DA CRIAN A RODRIGO LEAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
HERLANGE ALMEIDA SANTOS
O HOSPITAL PELO OLHAR DA CRIANÇA
Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade Ages como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Cuidados Integrais a Saúde da Criança e do Adolescente no 6º período, sob orientação do professor Rodrigo Leal.
Paripiranga
Setembro de 2014
KUDO,Aide.O hospital pelo olhar da criança.São Paulo: Yendis Editora,2009.
O HOSPITAL PELO OLHAR DA CRIANÇA
Aide Mitie KUDO¹
1- O HOSPITAL
Em seu capítulo inicial, a obra nos mostra como é percebida uma unidade hospitalar pela ótica das crianças. Quando em fase de adoecimento ou acometidas por um trauma, essas crianças são por vezes retiradas da sua estrutura familiar e muitos dos seus hábitos cotidianos são suprimidos. Esse ambiente diferente do seu natural lhe propicia as mais diversas sensações de medo, curiosidades e descobertas.
“A criança, ao ser hospitalizada, é retirada de seu meio habitual. Ela é inserida em um ambiente desconhecido, com pessoas pessoas estranhas ao seu convívio e, sentindo-se ameaçada, surgem medos e fantasias(...)”. (KUDO et al ,2009,p.1).
Tudo aquilo que é vivenciado dentro desse novo ambiente os tornam reflexivos e sobre tudo aquilo que os cerca, cada um passa a construir conceitos com base naquilo que foi encontrado e vivenciado, cada um com sua particularidade de experiência vivida. Criam senso crítico e refletem seu desejo por aquilo que deveria ou poderia ser um hospital.
“[(Quando chamar o médico não demorar) [...] (Quando o funcionário estiver estressado não descontar nos pacientes) [...] (Mudar o refeitório das mães para perto das crianças para não ficar tanto tempo longe) [...]”.(KUDO et al,2009,p.11-12).
_____________________________
1- Especialista em Administração em Serviço de Saúde(USP). Terapeuta Ocupacional(FMUSP). Supervisora de Secção Hospitalar do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto da