Modo de produção primitivo
O modo de produção primitivo foi desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento mas caçavam, pescavam, colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.
Esse é historicamente o primeiro modo de produção em que a humanidade viveu, ainda nos tempos pré-históricos. Existiu durante muitos anos, tendo como característica principal a ausência de classes sociais. Os frutos do trabalho eram coletivos e todos zelavam pela sobrevivência não apenas individual, mas de todo o grupo onde estava integrado, como na hora de partilhar a caça ou de manter o fogo para que os aquecessem. Eram nômades, ao menos ainda no paleolítico, e a produção deles se baseava no que conseguiam obter nas caçadas, colheitas e pescas. Outra qualidade notável do modo de produção primitivo é a ausência de Estado e propriedade estatal ou privada, que era ainda coletiva, o que faz esse modo de produção também ser chamado de comunismo primitivo. Caçavam e colhiam apenas que fosse para consumo imediato e em quantidade necessária para a subsistência pessoal e do grupo.
Como em seus primórdios o homem ainda não fabricava armas mais sofisticadas como as que começaria na Idade dos Metais, eles apenas usavam pedras polidas ou lascadas para dar base como armas, pois afinal, eles ainda não haviam desenvolvido a metalurgia. O fogo também era utilizado como arma, e também, para aquecer o bando durante as noites, sendo que até haviam indivíduos que se responsabilizavam por manter a fogueira de seu grupo sempre acessa. A forma de vida era selvagem, e logo, o ser humano era exposto à hostilidade da natureza e suas feras, qual muitas vezes lutavam uns entre si