Módulo 4 - Mat. Finan. FGV
!
Matriz de atividade individual*
Módulo: 4
Atividade: 2.2
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Aluno: xx
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
xx
Introdução
No dia a dia, tanto das empresas quanto das pessoas, frequentemente temos que escolher qual a melhor forma de usar o dinheiro. Qual a melhor opção de investimento? Como será o fluxo de caixa para o investimento? Qual o retorno esperado?
Existem alguns critérios que nos ajudam a definir qual o melhor investimento a ser feito.
Dentre estes critérios temos o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR).
Para auxiliar a analise utilizando estes critérios temos também a taxa mínima de atratividade (TMA), que é a taxa mínima de retorno que o investidor esta disposto a ganhar ao fazer o investimento.
Estes métodos são utilizados para avaliar dentre algumas alternativas qual a melhor opção de investimento, considerando riscos, liquidez e o custo de oportunidade. Justificativa
Este trabalho tem por objetivo analisar estes dois critérios citados (VPL e
TIR), demonstrando quais as vantagens e desvantagens de se utilizar cada um. !1
!
Desenvolvimento
Não raro uma empresa tem diferentes opções de investimentos de capital, projetos que visam através da aplicação de um montante conseguir o máximo de retorno sobre o capital investido, de preferencia com o menor risco possível. Para analisar a viabilidade destes projetos temos alguns critérios que buscam demonstrar a remuneração deste investimento ao longo do tempo, tendo como base uma taxa de retorno esperada.
Como opções para avaliar estes projetos temos:
•
Valor presente líquido – VPL
•
Taxa interna de retorno – TIR
O valor presente líquido (VPL) é um critério de análise de investimentos obtido através do calculo do valor presente de um determinado fluxo de caixa
(entradas e saídas de dinheiro), com base