comunismo
Sociedade em sentido amplo é um conjunto de indivíduos, povos, costumes, nações... Todo homem está imerso em uma, o que influi a sua formação como pessoa e serve como base para a organização e os benefícios da relação entre os indivíduos.
A aplicação prática dos princípios comunistas tem sido tentada desde a mais remota antiguidade; certas sociedades tribais viviam em comunismo, não devido à sua elevada produtividade, mas em virtude de sua pobreza.
É o chamado "comunismo primitivo", há notícias de numerosos grupos sociais que se isolam da sociedade inclusiva e se organizam de acordo com princípios comunistas. O sucesso desses grupos se limita, em alguns casos, à sua autopreservação; em nenhum caso conseguiram eles estender os princípios de sua organização às sociedades nacionais das quais fazem parte.
2. Comunismo
2.1 Conceito
O comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral, ou seja, ninguém tem direito a possuir propriedade de modo comercial ao estilo economia de mercado. Parte da convicção que causa os problemas sociais está na propriedade privada e na sua acumulação. Para a sua instalação, numa primeira fase, a propriedade privada seria estatizada, sendo o Estado gerido por um Partido político que se encarregaria de distribuir de forma igualitária a riqueza gerada por todos. Numa segunda fase, o Estado seria abolido, sendo o poder entregue ao povo.
3. Origens
A história humana pode ser dividida em períodos relativamente longos de acordo com a estrutura do modo de produção: Comunismo Primitivo; Modo de produção asiático; Escravidão Clássica; Feudalismo; Capitalismo.
O termo comunismo surge a partir dos trabalhos de teoria econômica do alemão Karl Marx,