modo de producoes
-modo de produção comunal: todos trabalham em conjunto, repartindo o produto da caça e da coleta entre todos
- não havia divisão de trabalhos pois todos praticamente faziam a mesma coisa: caçavam, coletavam e repartiam entre si...a única divisão era entre homens e mulheres: elas, quando era possível, ficavam em acampamentos nas cavernas, cuidando dos filhos e preparando alimentos...
- não havia ninguem com mais posses do que os outros...era uma sociedade que mais aproximou-se do comunismo pleno.
Modo de Produção asiático:
O chamado modo de produção asiático caracteriza os primeiros Estados surgidos na Ásia Oriental, Índia, China e Egito. A agricultura, base da economia desses Estados, era praticada por comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam submetidos a um regime de servidão coletiva. Na verdade, estes camponeses (ou aldeões) tinham acesso a coletividade das terras de sua comunidade, ou seja, pelo fato de pertencerem a tal comunidade, eles tinham o direito e o dever de cultivar as terras desta.
Modo de produção escravista: surgiu na Grécia Antiga, e posteriormente, com sua dominação e assimilação por Roma, foi o modo de produção praticado por todo o Império Romano.
Com o surgimento da propriedade privada, os parentes mais próximos dos chefes dos clãs ficaram com as melhores terras, ficando com as piores terras e marginalizados os parentes mais afastados.
Modo de produção Feudal:
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando