Diversos
I Reis 2.1-6 e I Coríntios 13.4,5,6
Costumamos ouvir noticias na televisão de pessoas que se vingaram de alguém: pai, mãe, filhos, amigos entre outros.
Em um dado momento dá a louca em uma pessoa e esta prejudica outra, chegando a ponto de até matar. As pessoas têm guardado ressentimentos nos seus corações por coisas que outros fizeram de ruim para elas em algum momento. Casamentos têm se acabado e muitas das pessoas que têm cometido crimes bárbaros tiveram certas reações por causa de "ressentimento", porque se sentiram rejeitadas e foram vivendo com esses sentimentos no coração por dias, meses, anos e anos.Há caso de pessoas que guardam sentimentos em seus corações por mais de vinte anos! Esposa não perdoa o marido por algo que ele fez lá na lua de mel por exemplo.
Mas enfim, o que é ressentimento?
Ressentimento é a raiva que a pessoa tem de algo multiplicada pelo tempo. Esse sentimento tende a ficar escondido no coração de tal maneira que as pessoas não percebem, todos acham que está tudo bem, mas um dia ele explode para fora.
"O amor não pensa, não suspeita mal". No grego essa palavra é "loguidzomai" que significa calcular.
Na verdade o ressentimento é como um veneno que você toma e espera que o outro morra (mas quem está se envenenando é você!). O amor não guarda anotações, pensamentos negativos.A Bíblia nos dá um exemplo sobre ressentimento: o rei Davi. Quando ele estava velho, já para morrer ele dá algumas ordens a seu filho e sucessor no trono (Salomão) e também menciona sobre Joabe (porque Davi não se esqueceu do mal que este o fez) e pede a seu filho que se vingue por ele e não deixe Joabe morrer em paz.
O ressentimento é como uma cadeia que te prende em coisas que aconteceram no passado e te impede de ser e ver o que Deus lhe deseja para hoje.
Pessoas até vão diante de Deus e dizem perdoar os que lhe prejudicaram, mas lá na frente, na primeira oportunidade que aparecer elas se vingam (dão o troco, pagam na mesma