Modernidade
Os estudiosos estão sempre debatendo quando exatamente o período moderno começou, e como distinguir entre o que é moderno e o que não o é. Mas, geralmente, o início da própria é associado ao surgimento do Iluminismo Europeu, a partir do século XVII e que devido a sua influência veio a se tornar mundial.
Modernidade é sinônimo de sociedade moderna e está associada a um conjunto de atitudes perante o mundo, como a ideia de que o mundo é passível de transformação pela intervenção humana; um complexo de instituições econômicas, em especial a produção industrial e a economia de mercado; toda uma gama de instituições políticas, como o Estado nacional e a democracia de massa.
A modernidade se apresenta na verdade carregada de ambiguidades, ao mesmo tempo em que oferece segurança, oferece perigo, em que oferece confiança, oferece risco. Somos acometidos por um ritmo vertiginoso de mudanças onde o avanço da intercomunicação nos põe em conexão com diferentes partes do globo sem que, no entanto, o desenvolvimento das forças de produção tenham trazido uma melhora significativa na qualidade de vida dos homens.
Pelo vivemos um grande dilema em relação aos contrastes de nossa época: na produção aflitiva da violência do nosso século; nos surpreendentes avanços tecnológicos em contraste com a miséria e o analfabetismo de grande parte da população; no desafio de conviver com o diferente e com a multiplicidade de versões e na ambiguidade constante