trabalho servico social politicas 1960 a 1980
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 REFLEXÕES DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO BRASIL: POLÍTICAS SOCIAIS – 1960/1980 4
3 IMAGEM 11
3.1 IMAGEM 11
3.2 IMAGEM ...................... 12
3.3 IMAGEM 12
4 CONCLUSÃO 13
4.1 CONCLUSÃO AO COMPORTAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DE 1960/1980 13
5REFERÊNCIAS....................................................................................................... 14
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.
O Brasil é um país relativamente novo, todavia carrega uma história belíssima na luta e formação de seu estado, enquanto poder constituído e representativo. A população que pouco participava foi buscando seu espaço para colocar suas necessidades e demandas, conforme foram constituindo-se como classe trabalhadora.
A luta por melhores condições de vida e de trabalho e a devida responsabilidade do Estado para enfrentar as expressões da questão social fortalecem-se a partir da década de 1980, momento limite para os brasileiros, transição do governo autoritário e de ditadura militar para o inicio da construção de um governo democrático.
A Constituição Federal de 1988 foi promulgada após grande mobilização da sociedade civil através dos movimentos sociais, estes movimentos que apresentavam os diversos setores da sociedade, em especial os movimentos de luta pela terra, em defesa dos direitos da crianças e adolescentes, sindical, entre outros, tiveram papel fundamental para a definição do conteúdo jurídico dessa Constituição.
Em relação a políticas sociais, a Constituição Federal apresentou grandes mudanças em seus princípios e diretrizes, sendo este momento o divisor de águas, para a constituição da