avaliacao ind
1 INTRODUÇÃO 3
2 Características das Politicas Sociais brasileiras entre 1960 e 1980 4
2.1 Postura do Serviço Social frente às políticas sociais naquele período 5
2.2 Aprimoramento do Serviço Social, partindo da compreensão da psicologia social................................. 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe uma reflexão sobre as características das políticas sociais brasileiras compreendidas entre 1960 a 1980 e a postura do serviço social frente ás políticas sociais naquele período, assim como o aprimoramento do serviço social, partindo da compreensão da psicologia social.
Nota-se que a partir da década de 1960, ocorreram várias mudanças sociais no Brasil, pois os movimentos sociais eram cada vez mais aparentes e compreensivos, através também do avanço da industrialização nacional causando movimentação na vida social das pessoas.
No entanto na década de 1980, a má condição de vida da população e a consolidação da crise fiscal prejudicavam ainda mais a manutenção das políticas sociais projetadas pelo Estado, já o Estado parava com a política de investimentos sociais e a de infra- estrutura, passando a adotar um programa rígido de controle do orçamento público. Originando assim um caráter seletivo para as políticas sociais. A mudança populacional do campo para a cidade ocorreu em simultânea expansão da estrutura ocupacional urbana, impulsionada pelo setor industrial e pela construção civil.
Com tudo entre ás décadas de 1960 a 1980 ouve um enorme desenvolvimento na estratégia das políticas publicas e no serviço social no Brasil, onde veremos da criação de projetos para os setores inclusive educação dando o direito ao assistente social realizar o seu trabalho como profissão.
O Brasil possui uma bela história na luta e na formação de seu estado, a população começou a participar, perguntar, questionando e colocando as suas necessidades e demandas. Começou no país a transição do governo autoritário e de ditadura militar