TrabalhoEntregue_2648506

2988 palavras 12 páginas
TRABALHO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

ATIVIDADE ESTRUTURADA

SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO
02. APRESENTAÇÃO
03. CONCLUSÃO
04. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho que tem como tema: “A Aplicação da Matemática Financeira” que tem por objetivos mostrar a origem e evolução do uso da moeda no sistema comercial e financeiro, o uso e aplicação de juros nas transações financeiras. Atividade relevante, pois possibilitará melhor assimilação dos assuntos estudados e debatidos, o mesmo é o resultado do trabalho iniciado com a pesquisa em site e atividade de campo, analise e conclusões.

APRESENTAÇÃO

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. Mais no início dos tempos não haviam moedas, praticavam-se o escambo; (simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor).Essas mercadorias utilizadas para o escambo geralmente se apresentavam em estado natural, variando conforme as condições do meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo as necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorriam diversas dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados. Logo algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Assumindo assim a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas–mercadorias. O gado foi uma das principais moedas-mercadorias, com vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviços. O sal vem em segundo, na época era difícil de obter, mais no interior dos continentes, era muito utilizado na conservação de alimentos.
No Brasil, entre outras, circularam o cauri, o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano, trocado no Maranhão, no século XVII, devido à quase inexistência de numerário, sendo comercializado sob a forma de novelos, meadas e tecidos. Com o passar

Relacionados