FichadeLeitura
1936 palavras
8 páginas
Ficha de Leitura “A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES” FLORESTAN FERNANDES
FERNANDES,FLORESTAN. Capítulo I: O negro na emergência da sociedade de classes.
A integração do negro na sociedade de classes
.
São Paulo: Editora Ática,
1978.
_________________________________________________________________________
__
RESUMO O autor procura destacar como o negro passou a ser visto na sociedade paulistana após sua libertação. O negro escravo passou sua vida vivendo em um regime escravocrata e senhorial, onde ele era sempre coordenado, não possuía vontade e muito menos controle sobre sua própria vida.
Quando houve a Abolição os negros libertos se viram perdidos em meio a uma sociedade de realidade diferente da que eles conheciam. Os senhores se isentaram de qualquer responsabilidade para com o futuro do ex escravo, assim como o Estado e a Igreja e quaisquer outras instituições da época. Eles então, foram largados sem preparo para uma nova vida e sem orientação para o trabalho e para a vida pessoal. Por conta disso, a
Abolição passou a ser vista como algo cruel e desumano.
Nesse período para o negro se manter no trabalho ele deveria optar quase sempre entre a reabsorção no sistema de produção com condições semelhantes as anteriores,ou então, ele poderia se incorporar a massa de desocupados da economia, isso em lugares onde os níveis de produção eram baixos. Já em lugares onde a produção era alta, o negro poderia ter chances de trabalho e de concertar sua situação econômica, entretanto para isso ele deveria concorrer acirradamente com os chamados “trabalhadores nacionais” e ainda com a mão de obra importada da Europa. Tendo em vista o despreparo dos ex escravos, não há duvidas de que eles foram grandemente prejudicados.
O negro