Modernidade e Modernidade Liquida
O que é e como se origina?
A Modernidade, a princípio, é o período histórico que se estende entre fins do século XV e os dias atuais. Contudo, além de um período histórico, a Modernidade é a denominação de um conjunto de fenômenos sociais e é também o resultado de uma série de eventos marcantes no mundo ocidental ocorridos nos últimos quinhentos anos, aproximadamente. “Mundo Ocidental” seria a Europa Ocidental: Grã-Bretanha, França, “Alemanha”, “Itália”, Áustria, Suíça, Países Baixos, Portugal e Espanha, os países com nomes entre aspas não formavam uma única nação na época.
O primeiro dos grandes eventos que deixaram sua marca na Modernidade foi a Expansão Marítima Européia, que começou no fim do século XV, acompanhada do Colonialismo que a sucedeu. A Europa Ocidental, que existia em quase isolamento político e econômico e com uma relativa homogeneidade religiosa e intelectual passa a ter, através do comércio e de intercâmbios populacionais, contato com diferentes povos e culturas, e com a riqueza e diversidade de produtos de novos territórios, isso teve um impacto social e econômico inédito, não apenas na Europa, mas também nos locais “descobertos”.
Em uma Europa já influenciada pelos impactos da existência de “novos mundos” começam a surgir movimentos intelectuais e religiosos que entraram em rota de colisão com a hegemonia de pensamento existente. Estes movimentos foram no princípio Humanismo e a Reforma Protestante, ambos no século XVI, juntos eles quebraram o monopólio da “verdade” que estava sob tutela da Igreja Católica e passam a deixar margem ao questionamento das verdades constituídas, abrindo assim caminho para o surgimento do Iluminismo séculos depois.
Além das transformações intelectuais do Ocidente a Modernidade é um período de transformações políticas e econômicas no Ocidente. Após o colapso do sistema feudal começa a ganhar força dentro da sociedade européia uma nova camada, a burguesia, uma classe que por séculos vai acumulando