Moderna Gestão de Pessoas.
Introdução
As mudanças que estão acontecendo no mundo moderno refletem diretamente na área de ARH (Administração de Recursos Humanos). Tratar as pessoas como recursos é um desperdício de talentos. Assim a Gestão de Pessoas e não de recursos humanos, surgiu para dar um novo enfoque na relação com as pessoas. Tratar as pessoas como parceiras e colaboradoras visa dar ao principal elemento das organizações a real importância de quem gera a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões. A excelência nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remuneração busca valorizar, aprimorar e garantir capacidade competitiva às organizações para a sua própria sobrevivência, com a aquisição, formação e manutenção de talentos. A nova administração volta suas atenções para as pessoas, e agora investem no seu maior patrimônio para criar ambientes favoráveis e propícios a sua manutenção e crescimento.
Transformações no cenário mundial.
As grandes mudanças ocorridas durante o século XX obrigaram as organizações a modificar e melhorar o seu comportamento e sua administração. Empresas são formadas por pessoas, administrar uma empresa é essencialmente administrar pessoas.
Neste período de grandes mudanças a maneira de administrar as pessoas foi efetivamente afetada. A característica particular desta administração está diretamente relacionada a cada uma das Eras vividas pelas organizações neste século, ou seja, a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica, e a Era da Informação.
Com o início do terceiro milênio, a globalização da economia, a forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e o dinamismo de todo o ambiente mostram que as empresas mais bem sucedidas administram com as pessoas, tratando-as como agentes ativos de todos os processos.
Assim surge o conceito de Gestão de Pessoas por entender a participação que as pessoas têm na administração como parceiros e não mais como recursos.