MODELO PLANO DE AULA
COLÉGIO ESTADUAL...
DISCIPLINA: Sociologia
PROFESSOR:
TURMA:
PERÍODO: – SALA
DATA:
TEMA: A Música “Popular” Brasileira e a Música “cafona” nos anos de 1968 a 1978.
OBJETIVOS:
Estimular à compreensão da importância da música brasileira considerada “cafona”, como também seus artistas, como patrimônio afetivo de grandes contingentes das camadas populares durante os anos de 1968 a 1978 no combate a opressão social, a intolerância e o autoritarismo do Regime Militar no Brasil.
CONTEÚDO:
Histórico da Formação da Música Brasileira e seus Gêneros em uma linha de tempo;
A MPB e a Música “Cafona”;
A Ditadura Militar no Brasil a opressão social, a intolerância e o autoritarismo;
A importância da Musica “Cafona” no Combate a Ditadura Militar.
PROCEDIMENTOS:
Apresentação de um vídeo de duração de 15 minutos e 16 segundos onde é mostrado o Histórico da Formação da Música Brasileira e seus Gêneros em uma linha de tempo. O vídeo servirá como um breve parâmetro de observação e análise da forma como a historiografia da musica brasileira é contada.
A Aula acontecerá de forma expositiva abordando os anos de 1968 a 1978, a partir do Livro de Paulo Cesar de Araujo, Eu não sou cachorro, não, através de slides criados a partir do texto da Introdução e nos três Capítulos: Transando com Deus e com o Lobisomem, Os Sons que Vêm da Cozinha e Tradição e Modernidade, onde o autor por meio de entrevistas e depoimentos de artistas que viveram esses anos e foram perseguido pelo regime militar, proporciona uma reavaliação da importância da música “cafona” e de seus artistas no combate ao regime e denuncia a sua exclusão da historiografia da musica brasileira.
RECURSOS:
Projetor;
Caixa de Som;
Computador ( CPU ) e Acessórios ou Notebook;
Passador de Slides;
Cabo VGA para conexão entre computador e Projetor.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de forma individual através da atenção dada a aula, como também na participação no debate.