MODELO PI - RITO SUMÁRIO
(5 linhas)
(PESSOA FÍSICA) Nome do autor..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do documento rg numero... E cpf de numero..., residente e domiciliado na rua... (endereço completo), vem, por seu advogado (instrumento de mandato anexo), respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 275 e seguintes do Código de Processo Civil propor AÇÃO DE CONHECIMENTO PELO RITO SUMÁRIO com pedido de TUTELA ANTECIPADA em face de NOME DO RÉU..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador do documento rg numero... E cpf de numero..., residente e domiciliado na rua... (endereço completo) pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I – DOS FATOS
O Autor é proprietário do veículo de marca... e trafegava pela rua ... na data dos fatos. No mesmo dia, o Réu também trafegava com o seu veículo, porém na contramão, alcoolizado e em alta velocidade.
Tendo em vista as condições do Réu os veículos acabaram colidindo, causando danos ao Autor!
Assim, merece o Autor indenização pelos danos sofridos, como se verá a seguir.
II – DO DIREITO
Como visto, o Autor tem o direito de ser indenizado pelos causados pelo Réu.
É o que dispõe o art. 186 do Código Civil:
“Art. 186: Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudencia, violar direito...”
Percebe-se no presente caso, que, devido ao fato do Réu estar alcoolizado e na contramão, foi ele quem deu causa aos danos.
Desta forma, é devida a indenização ao Autor.
III – DA TUTELA ANTECIPADA
O art. 273 do CPC autoriza ao juiz a concessão da tutela antecipada caso esteja presentes os requisitos da prova inequívoca da verossimilhança da alegação e o risco de dano irreparável ou de difícil reparação.
No caso concreto, restou comprovada a culpa do Réu no acidente, havendo, portanto, prova suficiente.
Ademais, caso a tutela não seja concedida (desgraça) o autor não