Modelo ISLM
Modelo IS-LM – Parte I
Edilean Aragón
PPGE/UFPB
1
Objetivos da Aula
• Introduzir moeda e política monetária no estudo da interação entre mercado de bens e de ativos
• Estudar a demanda agregada da economia
• Estudar os efeitos reais da política monetária em um modelo de preços rígidos
• Analisar os efeitos da política fiscal e o efeito deslocamento 2
Mercado de Bens e a Curva IS
A curva de demanda por investimentos o Neste modelo, temos I = I(i), com ∂I/∂i < 0, onde i é a taxa de juros. o Matematicamente, temos:
I I bi , b 0
(1)
onde Ī são os investimentos autônomos e b é o coeficiente que mede a resposta dos gastos planejados com investimento à variações na taxa de juros.
Inserir aqui Figura 1
4
Mercado de Bens e a Curva IS
Taxa de juros e gastos planejados o Dado a função de Investimento, (1), a expressão para a equação dos gastos planejados é dada agora por
DA C I G NX
___
____
[C c (Y TA TR )] (I bi ) G NX
___
____
[C c TR I G NX ] c (1 t )Y bi
A c (1 t )Y bi
(2)
Mercado de Bens e a Curva IS o De (2), vemos que um aumento da taxa de juros reduz os gastos planejados (DA) para dado nível de renda porque uma taxa de juros mais elevada reduz os gastos com investimentos. o Ā não é afetado. o Para uma dada taxa de juros, podemos proceder como no capítulo 9 e determinar o nível de produto (renda) de equilíbrio. o Se i=i1, então -bi1 é constante e o intercepto da DA é
Ā - bi1. O produto de equilíbrio no mercado de bens é denotado por Y1.
Mercado de Bens e a Curva IS o Se i se reduz para i2, os gastos com investimentos aumentam, a curva DA se desloca paralelamente e o produto de equilíbrio no mercado de bens aumenta para Y2.
o A Curva IS mostra combinações de taxa de juros (i) e níveis de produto (Y) tais que os gastos planejados sejam iguais a renda, isto é, DA=Y.
Inserir aqui Figura 2
8