economia
Professor: Christiano Arrigoni Coelho
Monitora: Fátima Alves
Teste: 2 de Dezembro de 2014
1) Responda:
a) Descreva como se obtém a taxa natural de desemprego u* = s/(s+f).
Forneça dois exemplos de políticas públicas que reduzem a taxa natural de desemprego.
b) Defina desemprego friccional. Como o seguro-desemprego afeta o desemprego friccional?
c) Quais são os benefícios sociais do seguro-desemprego?
d) Descreva a diferença entre desemprego friccional e desemprego estrutural. 2) Num determinado país, a cada mês, 3% dos trabalhadores empregados perdem o seu emprego, e 60% dos trabalhadores desempregados conseguem se empregar.
a) Suponha que a probabilidade de um desempregado conseguir um emprego por período de tempo independe de quanto tempo ele está desempregado. Calcule qual é o tempo médio que um trabalhador que acabou de perder o emprego ficará desempregado.
b) Suponha que a probabilidade de um trabalhador empregado perder o emprego por período de tempo independe de quanto tempo ele está no emprego. Calcule qual é o tempo médio que um trabalhador que acabou de arranjar um emprego ficará nesse emprego.
c) Dadas as contas de a) e b), aonde está o maior problema desse mercado de trabalho, na instabilidade do emprego atual ou na dificuldade de arranjar um novo emprego? Explique.
d) Expresse a expressão para a taxa natural de desemprego derivada em sala de aula como função do tempo médio do desemprego e do tempo médio do emprego.
e) Qual a taxa de desemprego natural (de equilíbrio) da economia?
Lembre-se que, em equilíbrio, fU=sE, onde E é o número de pessoas empregadas e U é o número de trabalhadores desempregados.
f) Suponha que o governo esteja estudando um pacote de leis trabalhistas dificultando a demissão de trabalhadores. Estudos confiáveis indicam que a adoção dessa medida reduziria a taxa de demissão (ou índice de perdas de emprego) de 3% para 2%. Se a taxa de admissão (ou taxa