modelo elaboracao trabalho academico 2013
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O Deficiente Pode se Integrar na Sociedade...................................4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar a transição do paradigma da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Sob enfoque, a educação especial e como ela é introduzida nas escolas.
Além de aprendermos sobre nos adaptar e planejar os procedimentos de ensino, quando é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações..
2 DESENVOLVIMENTO
A educação de alunos com necessidades especiais saiu do modelo segregado e a partir da segunda metade da década de 90 com a difusão da conhecida Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), que propõe que “as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar...”
Nas instituições especializadas o trabalho era organizado com base em um conjunto de terapias individuais e pouca ênfase era dada à atividade acadêmica, que não ocupava mais do que uma pequena fração do horário dos alunos.
Os anos 70 representaram a institucionalização da Educação Especial em nosso país, com a preocupação do sistema educacional público em garantir o acesso à escola aos portadores de deficiências. A Educação Especial funcionava como um serviço paralelo, com métodos ainda de forte ênfase clínica e currículos próprios.
Acompanhando a tendência mundial da luta contra a