Modelo econômico primário exportador 1500 - 1930
Neste trabalho abordaremos a história econômica do Brasil que viveu vários ciclos, sendo que em cada ciclo, um setor foi privilegiado em decadência de outros, provocando contínuas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais na sociedade brasileira.
1. Período Pré-Colonial (1500 – 1530)
A chegada dos portugueses ao Brasil que ocorreu em 22 de abril de 1500 inaugura a fase pré-colonial. Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Por volta de 1515, após os primeiros contatos com os indígenas, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica.
A imensa concentração de árvores, denominadas de pau-brasil, presente no território brasileiro era conhecida pelos europeus. Esses extraiam da planta um pigmento de coloração vermelha, seu uso era voltado para o processo de tingimento de tecidos que possuía um grande valor comercial, já a madeira era propícia à fabricação de móveis, também era utilizada na carpintaria. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, os europeus forneciam objetos de pouco valor na Europa, mas que no início exerciam um grande fascínio sobre os nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).
Exploração do pau-brasil Nestes trinta anos, o Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses, pois também estavam bastante motivados a explorar e que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras recém-descobertas em 1494). Os corsários ou piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal. Naquela época não havia nenhum tipo de manejo florestal e muito menos a preocupação em preservar, o que provocou profundos impactos com a destruição de enormes florestas.
O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugal