modelo didatico
DISCENTES: LILIAN FERRREIRA BRITO E MLENA BAIA BRANCO
GÊNERO: REPORTAGEM
SÉRIE: 9 ANO
1.CONTEXTO FÍSICO SÓCIO E SUBJETIVO DE PRODUÇÃO
•
O locutor (repórter) é o responsável por criar a reportagem e levá-la ao público-alvo (interlocutores)
•
As reportagens são textos selecionados com temáticas relacionadas a fatos da atualidade, ou assuntos gerais, atemporais, mas de interesse constante da população.
•
O locutor (repórter) seleciona estratégias de acordo com o público-alvo utilizandose de mecanismos linguísticos diferenciados, isto se mostra na escolha lexical, nos níveis de linguagem, na consideração da posição social do interlocutor, buscando contemplar expectativas deste, denunciando intencionalidades.
•
Este gênero objetiva, implicitamente, formar a opinião dos interlocutores a respeito de determinado assunto.
2. O PLANO DISCURSIVO
•
A reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo/expositivo.
•
As reportagens, quanto à sua estrutura, de um modo geral, podem conter os seguintes componentes: Títulos: há implícita uma função apelativa com a finalidade de chamar a atenção do leitor. Subtítulos que são linhas colocadas abaixo do título têm a função de completar o título e de apresentar, de maneira resumida, o assunto.
Olho: recurso gráfico no qual é retida uma frase de efeito ou impactante e é colocada em destaque, entre aspas, dentro de um pequeno boxe ou espaço e em meio às colunas em que são escritas as reportagens.O lead relato inicial do texto prevendo informar o que é mais importante e não o mais interessante.Boxes: caixa de texto diferenciada pela cor e ganha destaque por utilizar textos combinados com tabelas, gráficos ou fotos se referenciando a
o assunto (combinação entre linguagem verbal e não-verbal ou referência a outros textos de diferentes gêneros textuais.
3. MARCAS LINGÍSTICAS
• Apresenta a predominância dos verbos no presente do indicativo e no