Modelo de Tomada de Decis o para Inova o em Empresas
(Herbert Kimura, Leonardo Cruz Basso org.)
SciELO - Scientific Electronic Library Online | FAPESP.
O artigo diz respeito as mudanças constantes que ocorrem no mercado de trabalho envolvendo diversos setores como: processos e produção, estrutura e localização das empresas e distribuição e consumo dos produtos. Com isso é preciso perceber os riscos que organizações desenvolvem quando as decisões são tomadas em um ambiente de alto risco e incerteza constante, corresponder a tempo quando houver mudanças instantâneas na estrutura padrão do mercado para manter a reorganização financeira.
Para chegar ao processo de tomada de decisão é necessário balancear os problemas de incerteza estratégica e a mudança. Percebe-se que ao efetuar uma análise nos resultados recentes com algumas empresas, o mercado financeiro estabelece com clareza para todas as organizações que a inovação é fundamental e necessária para o sucesso a longo prazo.
A inovação é uma das armas de estratégia para desenvolver e manter uma certa vantagem competitiva. O artigo nos mostra que a comercialização é um fator crítico entre uma invenção e define o termo “inovar” como sendo qualquer produto, serviço, processo, modelo de negócio ou sistema de gestão que tem capacidade para detectar com rapidez os problemas e elimina-los o quanto antes. Em diversos setores das empresas a inovação é constante e de vários tipos como: máquinas, gestão, etc.
As empresas tem de tomar suas decisões em relação aos pontos fortes e fracos de sua empresa, do mercado e do ambiente competitivo. Certamente uma empresa que apresenta progresso ao longo do tempo, essa deve se comprometer a fazer da inovação um dos principais focos de estabelecimento de uma cultura de inovação em toda organização. Uma vez que uma estrutura organizacional é escolhido, as empresas devem adotar políticas e procedimentos que estimulem a inovação e aumentar o nível de rentabilidade e sucesso das novas