GEST O DE OPERA ES E SERVI OS
Ao longo dos últimos 20 anos devido aos investimentos que são provocados pelas empresas e o reflexo do desenvolvimento dos países, a grande movimentação de capital e as novas tendências de mercado que eram chamados de emergentes hoje são chamados mercados em desenvolvimento. Modificaram totalmente o cenário e ao mesmo tempo a absorção de novas profissões. A “Gestão de Operações” faz parte de um aglomerado de funções.
A gestão de operações e serviços compreende um conjunto de atividades que transformam insumos (recursos) em bens e serviços (produtos) demandados pelos consumidores. Tais atividades ocorrem em todas as organizações. Os seguintes aspectos são envolvidos:
a) a definição dos objetivos estratégicos;
b) as ferramentas técnicas empregadas; c) o gerenciamento dos recursos humanos.
No ambiente atual, a gestão de operações e serviços interage com outras funções como engenharia, marketing e finanças, auxiliando a organização no atendimento de seus objetivos estratégicos.
CARACTERÍSTICAS
Os serviços possuem algumas características especificas que os diferenciam dos bens manufaturados. Essas características devem ser levadas em consideração, pois esclarecem melhor a definição do que seja um “serviço”, trazendo implicações para a sua gestão. A comparação entre os serviços e a manufatura é particularmente importante pra a área de gestão de operações, devido a tradição existente na gestão de operações de manufatura.
As diferenças entre os bens e os serviços são amplamente conhecidas desde o princípio da administração, sintetizando as características encontradas onde muitas vezes se sobrepõe e outras vezes se complementam, pode-se considerar que os serviços possuem as seguintes propriedades:
Intangibilidade: Os serviços estão relacionados com percepções e experiências, a avaliação da qualidade do serviço pelo cliente tende a ser subjetiva e as evidências físicas do serviço têm um papel fundamental (instalações, aparências dos