Modelo de Introdução
O presente trabalho versará sobre comportamento dos profissionais e fatores de risco associados ao trabalho de serviços gerais no setor de odontologia em universidades. A motivação para o tema escolhido se relaciona com a questão pessoal da graduanda por ter convivido com o problema diretamente em seu ambiente de trabalho. A pesquisa será desenvolvida através de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Assunto esse ainda não abordado, na biblioteca dessa universidade.
A escolha pelo tema deve-se também ao interesse e preocupação com os riscos ocupacionais que estão sujeitos os trabalhadores que trabalham em clínicas odontológicas e que no desempenho de suas funções, manipulam materiais perfurocortantes e materiais biológicos e trabalham em áreas de risco e se acidentam, resultando em agravos à saúde da equipe de serviços gerais. São várias as circunstâncias que propiciam condições para a ocorrência de acidentes com perfurocortantes, o que vai repercutir tanto na saúde do trabalhador quanto em prejuízos para a empresa.
Segundo Xavier (2003), a preocupação com esse tipo de acidente vem aumentando:
“Os acidentes de trabalho desta natureza muitas vezes têm causas associadas, como: não observância de normas, imperícia, condições inadequadas de trabalho, instrução incorreta ou insuficiente, falhas de supervisão e orientação, falta ou inadequação no uso de equipamentos de proteção, entre outros aspectos”. (XAVIER, 2003, p. 74)
Propõem-se através dessa pesquisa bibliográfica desenvolver um trabalho que nos ajude a compreender também como essa problemática pode interferir na vida dos funcionários que manipulam produtos químicos e que atuam no setor de clínicas odontológicas. Frente a essa situação pretende-se compreender também o alcance desses acidentes nos desgastes físico e mental dos trabalhadores.
Um estudo do Tribunal Regional do trabalho (2009) define: dano psicológico que pode ser gerados através de vários sentimentos como medo, ansiedade e