Modelos - Introdução à engenharia
MODELO
Componentes eletro/eletrônicos
Salvador
2013
Introdução
Por vezes apenas a concepção de variados problemas, projetos e construções, não são suficientes para proporcionar suficiente segurança e exatidão na execução dos mesmos. Essa condição se aplica da produção dos mais simples objetos, até o mais elaborados projetos de engenharia. Para garantir que haja êxito e eficiência no cumprimento destas tarefas, são elaborados modelos.
Modelar pode ser definido como a criação de um modelo físico real(SFR) ou parte dele, de forma física ou simbólica, de modo que este seja capaz de predizer ou descrever o seu comportamento.
Os modelos podem ser divididos em quatro classificações diferentes: icônico, matemático, diagramático e representação gráfica(que pode ser interpretada como uma visualização do modelo matemático).
Icônico: representação mais fiel ao sistema fisco real, podendo ser bi ou tridimensional. Este modelo é muito utilizado em projetos de difícil visualização espacial.
Diagramático: conjunto de linhas e símbolos que representem a estrutura ou comportamento do sistema físico real. Apresenta pouca semelhança entre o modelo e sua representação real.
Matemático: idealização, que utiliza técnicas de construção logica, não sendo obrigatoriamente reais e nem completas. Por ser uma representação matemática os resultados obtidos não apresentarão total fidelidade ao sistema real, havendo a necessidade de se fazerem constantes verificações.
Neste trabalho foram representados modelos de um componente eletrônico – capacitor – e uma central geradora de eletricidade – termelétrica.
1. Termelétrica
Uma termelétrica(ou termoelétrica) é uma instalação industrial que tem como proposito a produção de energia elétrica. Essa produção se dá através da queima de combustíveis, convertendo a energia térmica produzida neste processo em energia elétrica.
As termelétricas