Modelo de gestão e ética
Ética é gestão, corporificada em duas condições especiais, a estratégia e a competência. Só com elas haverá governo, pois estarão preservados os bens maiores de uma administração eficaz: justiça social, liberdade e paz. Segurança saúde, educação e espiritualidade, são conseqüência naturais.
Todo empreendimento, qualquer iniciativa, fundamento na ética, tem seu êxito condicionado á estratégia e a competência, que definem um modelo de gestão.
Sem estratégia, o que se constata é o caos, disfarçado por falsas modernidades e enfoques setorializados, que se traduzem em meias-verdades.
Incompetência falta de estratégia, liderança medíocre, equipes desintegradas, valores culturais indefinidos são os fantasmas de uma gestão decadente, seja publica ou empresarial, por mais moderna que aparente.
O modelo de gestão é fundamental e ele se apóia na ética. Educação ética na empresa. De nada adianta a ética se o essencial não for preservado. O primeiro passo é desenvolver a consciência ética. Desenvolver a consciência ética. A liderança ética, o comportamento ético e a realização ética.
É a ética que faz a diferença positiva na vida, no trabalho e nos negócios.
Cultura ética renovada, um homem sozinho tem um ser cultural, quando ele esta em grupo ele forma a cultura grupal e é isso que constrói os valores,os princípios e as ações que norteiam a sociedade. Quando esses valores são desrespeitados surgem os fracassos de parcerias, fusões e incorporações, sem estratégia de integração intercultural os conflitos decorrentes tornam-se estruturais e desvitalizadores.
A cultura é fator de sucesso quando verdades comuns, que consubstanciam a identidade grupal. * A maneira como a organização PE percebida e amada significa a identificação com a sua alma. * A cultura é o fator de fracasso quando não há compreensão dos valores que fazem á diferença cultural. * Ou a cultura é tão frágil, sem valores internalizados, não percebidos que não desperta