Modelo de gestão da ética
O aumento da globalização econômica, trouxe exigências ao mercado, pela qual houvesse mais interação entres as empresas, e assim aumentando a importância das negociações e com essa globalização as empresas, começou a perceber o grande aumento das negociações, que começou a surgir.
Em decorrência desse encontro, as formas de sociedade diversificaram-se, os investidores estrangeiros buscaram expandir sua liquidez através de associações com empresas brasileiras ou de nacionalidades distintas presentes no país, e o modelo escolhido para essas parcerias geralmente é a de joint venture.
Joint Venture (junção empresarial; União de risco) é uma associação de empresas para realização de projetos comuns, vinculadas como alternativas de investimento de rentabilidade satisfatória.
Os projetos gerados nestas parcerias podem ser por tempo determinado para conclusão ou ilimitado com término não previsto. Essa escolha é feita pelas próprias empresas participantes, a ter em vista o lucro que se pode obter em determinado prazo e a pertinência de se manter a estrutura adquirida.
No Brasil e no mundo as maiores joint ventures aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação. Um modelo seria: a transação entre o proprietário de um terreno excelente localização e uma empresa do ramo de turismo, interessada em levantar um complexo turismo naquela área.
Esse modelo de associação consiste no mútuo interesse de cultura, idioma, valores, interesses políticos e econômicos, regras internacionais do comércio, organismos internacionais para se adaptar e atuar no mercado globalizado.
O importante entre os negociadores é o relacionamento humano. Importante lembrar também que o processo inicia-se partindo de um interesse comum e ambas as partes, pois assim podemos evitar surpresas desagradáveis, onde é avaliada as condições do negócio, visualizando os objetivos do processo, visando obter um processo de negociação satisfatória para ambos os lados,