Modelo de gestão publica
O modelo de sucesso de gestão publica que vem ocorrendo no Paraná tem como características marcantes a parceria do governo com o Movimento Brasil Competitivo (MBC)para a implementação do programa “Modernizando a Gestão Publica”. O MDC foi fundado pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que também é presidente da Câmara Política de Gestão Competitiva do Governo Federal.
O objetivo d programa do programa é tornar mais eficiente a gestão administrativa e financeira do Estado, a partir de uma ampla proposta que inclui apoio técnico para melhoria do controle fiscal e orçamentário, aprimoramento dos contratos de gestão, medidas relacionadas ao custeio administrativo e folha de pagamentos, implantação de escritório de projetos e atração de investimentos.
O governo tem feito um trabalho forte para racionalizar os recursos públicos e modernizar a estrutura do estado. Os resultados são: desde o início do ano a economia de recursos chegou a 18% em relação ao ano anterior, melhorando as receitas do Estado.
Para o governo contar com novos mecanismos e ferramentas para garantir uma gestão pública mais eficiente. “O aumento das receitas e a diminuição de gastos supérfluos e desperdícios é fundamental para ter uma gestão pública de qualidade, porque as demandas são enormes, em todas as áreas: educação, saúde, segurança pública, salários dos servidores, investimentos em infraestrutura”, afirma o governador do estado.
São grandes as expectativas com o projeto do MBC no Paraná, um estado no qual se vê grandes potencialidades, pelas condições naturais de infraestrura e posição geográfica.
O MBC já fez parcerias semelhantes com dez administrações estaduais, como as de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio de Janeiro, e prefeituras de nove grandes cidades, incluindo a de Curitiba, com bons resultados na melhoria da gestão e da transparência e na economia de recursos. Entre 2005 e 2010, os projetos gerenciados pelo MBC