Liberalismo
Por que o liberalismo era o conjunto de ideias que se fundamentavam nas teorias racionalistas e empiristas do iluminismo e na necessidade de expansão comercial e industrial, na qual representava justamente essa ideologia da sociedade capitalista burguesa em ascensão, contra as estruturas feudais que dificultavam a liberdade econômica e a igualdade de oportunidades entre os cidadãos.
2) CITE fatores que contribuíram para a crise e as contradições do Liberalismo.
O fato de o liberalismo econômico criar a riqueza e a prosperidade para uma parcela da sociedade e criar também a pobreza para a grande maioria dos trabalhadores, que ficavam com uma vida precária, foi um ato importante para a crise essa desigualdade econômica. Outro fato importante é que aconteceu o abandono da filosofia liberal dos direitos naturais e a sua substituição pelo utilitarismo.
3) O romantismo foi um movimento cultural, artístico e literário ocorrido na Europa do século XVIII e XIX. Seu objetivo era a criação de uma nova concepção de arte que refletisse os problemas políticos e existenciais do seu tempo e os padrões de vida da classe burguesa.
EXPLIQUE por que o Romantismo serviu como veículo de propagação dos ideais burgueses da época.
Após alguns fatos históricos que mudaram radicalmente as relações econômicas, políticas e sociais, a burguesia buscou formar uma nova ideologia que refletisse seus valores e interesses.
O romantismo contribuiu na projeção dos valores burgueses por meio dos ideais liberais propagados pela Revolução Francesa e pela Independência dos EUA. Assim, aos poucos a burguesia foi criando seu próprio padrão artístico para expressar a visão e os sentimentos do burguês sobre a vida. O romantismo que então valorizava os ideais (igualdade, liberdade e fraternidade) da Revolução Francesa era contra o