MODELO DE GERÊNCIAMENTO FCAPS
MODELO DE GERÊNCIA: FCAPS
MACAPÁ-AP
2012
LUIS RAFAEL DA SILVA MACIEL
MODELO DE GERÊNCIA: FCAPS
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade SEAMA como requisito parcial à aprovação de G2 na disciplina Gerência de Redes de Computadores, ministrado pelo Prof. Marcus Buraslan.
MACAPÁ-AP
2012
MODELO DE GERÊNCIA FCAPS
Com o desenvolvimento do modelo OSI pela ISO, foram definidos os conceitos de áreas funcionais, modelos de informação para representar recursos de rede e protocolos para transferência de informações sobre gerências de rede. A partir do conceito de áreas funcionais foi criado o modelo FCAPS, formado a partir das iniciais de cada área de gerenciamento (em inglês). Este modelo serve de base para todos os demais por definir as áreas funcionais da gerência de redes. O critério FCAPS divide a gerência de redes em cinco grandes áreas funcionais:
Gerenciamento de Falhas (Fault management)
O gerenciamento de falhas tem como função detectar, localizar e corrigir problemas de hardware e/ou software de rede. As funções de gerenciamento de falhas podem ser divididas em:
Supevisão de alarmes: gerenciamento de informações sobre quedas ou percas de desempenho que afetam os serviços;
Manter logs de erros;
Receber e agir sobre a notificação de erros;
Teste: a execução de testes específicos, onde pode-se, inclusive, estabelecer os parâmetros dos mesmos;
Gerar seqüências de testes de diagnósticos;
Relatório de problemas: Utilizado para fazer rastreamento e o controle de ações tomadas para liberar alarmes de notificação e outros problemas;
Corrigir falhas;
Tem-se como ponto importante para a gerência de falhas possuir pronto um plano de contingência para os dispositivos, entre eles servidores, switches, roteadores e backup. Bem como possuir uma documentação