Artigo sobre gerenciamnetos de redes
A área de gerencia de redes foi inicialmente impulsionada pela necessidade de monitoração e controle do universo de dispositivos que compõem as redes de comunicação.
Atualmente as redes de computadores e os seus recursos associados, alem das aplicações distribuídas, tem se tornado fundamental e de tal importância para uma organização, que elas basicamente "não podem falhar".
Isto significa que o nível de falhas e de degradação de desempenho considerados aceitáveis esta cada vez mais diminuindo, sendo este nível igual ate a zero, dependendo da importância da rede para uma instituição.
Palavras-chave: Gerenciamento; Necessidade; Desempenho; Controle
1 INTRODUÇÃO
Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos físicos e lógicos de uma rede e que podem ser distribuídos em diversos ambientes geograficamente próximos ou não.
O gerenciamento de uma rede de computadores torna-se uma atividade essencial para garantir o seu funcionamento contínuo assim como para assegurar um elevado grau de qualidade dos serviços oferecidos.
Diversos modelos foram criados para possibilitar o gerenciamento de redes, dados e telecomunicações dos quais se destacam o FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security) por servir de base para os demais modelos, assim como o SNMP e o modelo TMN por serem os modelos mais utilizados na prática.
2 EVOLUÇÃO DA GERÊNCIA DE REDES
1970: Os computadores eram centralizados, com terminais conectados a mainframes em baixa velocidade de transmissão. O gerenciamento era inexistente, ou quando muito fornecido pelos fabricantes de mainframes.
1980: Com o surgimento das redes locais de computadores aumentou-se a velocidade das conexões. Surgiram os primeiro sistemas de gerenciamento voltados para redes distribuidas.
1990: Com o advento da Internet o gerenciamento passa a ser feito através de Navegador Web,