Processo de extração e beneficiamento do caulim
BARCARENA-PA
2012
Centro de estudos profissional de Barcaren –CEPB
Curso técnico em segurança no trabalho
Disciplina: Processos de produção
Docente: Fernando Ribeiro
Discente: Benice Helena Souza
PROCESSO DE EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DO CAULIM
INTRODUÇÃO
O caulim é um dos seis minérios maisabundantes na crosta terrestre e um dos mais importantes também. Ele é umaespécie de curinga, utilizado em uma série de aplicações. Séculos atrás já erausado na fabricação de cerâmicas e porcelanas.Depois foi incorporado à indústriade papel, borracha, plásticos,pesticidas, rações, fertilizantes, produtos farmacêuticos, etc. Também é empregadoem refratários, tintas, adesivos, cimento, inseticidas, gesso, detergentes,abrasivos, enchimentos, filtropara produção de cerveja e até cosméticos.
De acordo com dados do DepartamentoNacional de Produção Mineral,os dois maiores detentores de reservasde caulim são os Estados Unidos (58,4%) e o Brasil (28,2%). Em território nacional,Amazonas, Pará e Amapá possuem as jazidas mais expressivas, apesar de o material ser encontrado emquantidades consideráveis em pelo menosmais 13 estados – o Rio Grande doNorte fica no fim dessa lista. Amapá,Pará, São Paulo, Minas Gerais e RioGrande do Sul são os maiores produtoresde caulim beneficiado, cuja produçãonacional, em 2001, atingiu 1,8 milhãode toneladas, contra 1,6 milhão noano anterior.
O consumo interno vemcrescendo, assim como as exportações.
CAPITULO 1
1.1- HISTÓRICO
Segundo o Anuário Mineral Brasileiro (DNPM/PA-2000) a origem do termo caulim é derivada de uma localidade conhecida como“Kauling” na província de Jauchau-Fu, China, que significa colina alta.
Nesse local, os chineses utilizavam essa argila na manufatura de porcelanas finas, sendo esta a razão de ser comercialmente conhecidotambém, como “China Clay”.
Até o século XIX, o caulim foi utilizado quase exclusivamente na