RESUMO E DEFINIÇÃO DA DOR
O que é DOR? Aparentemente a resposta é simples, começa desde o início dos tempos a mostrar suas dificuldades como: A dor de quer?
A dor de quem?
A dor imediata?
A dor que se mantém?
A dor física?
A Dor é um fenômeno multidimensional, envolvendo aspectos físico-sensoriais e aspectos emocionais.
1- Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com danos reais ou potenciais em tecidos, ou assim percepcionada como.
2- 2- Nota a incapacidade de comunicar verbalmente não exclui a possibilidade de que um indivíduo esteje a experienciar essa dor e a necessitar tratamento para alívio da mesma.
3- A dor é sempre subjetiva, cada indivíduo aprende o uso da palavra dor através de experiências relacionadas com traumatismos no início da sua vida. Desde épocas mais primitivas, o homem tem tentado entender o fenômeno dor. No entanto, ao invés de encontrar uma descrição comum, única e universal, acabou por descobrir que a dor é muito mais do que um fenômeno fisiológico e neurológico. Conceitualmente, o fenômeno doloroso percorre caminhos bem diversos na história e na cultura da humanidade.
É uma experiência complexa que envolve o estímulo de algo nocivo e as respostas fisiológicas e emocionais a um evento.
Em casos de dores fisiológicas, a percepção ocorre graças à nocicepção: terminações nervosas independentes dos neurônios localizadas fora da coluna espinhal, no gânglio de raiz dorsal, são estimuladas mecânica, elétrica, térmica e quimicamente, transmitindo seus sinais por fibras nervosas até os neurônios sensoriais da medula.
Este processo libera glutamato, um neurotransmissor responsável por enviar a informação de neurônio a neurônio até o tálamo. Lá, a mensagem é distribuída ao cérebro, onde ocorre o reconhecimento consciente da dor.
Existem muitos tipos de Dores vamos citar algumas :
dor aguda
dor crônica
dores cutâneas
dor somática
dor visceral
• A dor aguda se manifesta