Modelo de gerbner
Comunicação Aplicada
Discente: Professor Dr. Jorge Manuel Leandro De Oliveira Rosa
Docente: Michaël Lança - 21103809
O Modelo de Gerbner
O Modelo de Gerbner
Análise do modelo de Gerbner
O modelo tem a originalidade de apresentar uma versão verbal e outra gráfica. A sua formulação verbal é a seguinte: Alguém apercebe-se de um determinado acontecimento e reage. Está perante uma situação na qual, através dos media, são disponibilizadas algumas informações/material com sentido, forma e contexto. A transmissão do conteúdo é realizada com certas consequências.
Este modelo oferece a possibilidade de propor não só as questões relativas à natureza da geração/produção da informação e percepção, mas também sobre a relação entre elas.
Considerando que o modelo de Gerbner é uma revisão dos modelos de Lasswell e de Osgood, diga que aspectos subsistem nele de cada um desses modelos.
O modelo de Lasswell é epistemológico e linear, ou seja, prevê o acontecimento e centra-se na transmissão da informação; e o de Osgood, é circular e centrado no comportamento dos actores da comunicação – interpretação.
Portanto, penso que, apesar da afirmação feito por Schramm, no modelo de Gerbner o processo inicia-se e conclui-se num determinado lugar. Tal como Lasswell com a sua fórmula, Gerbner usou o seu modelo para ilustrar e explicar os principais procedimentos de análise de conteúdo. Os três modelos têm em comum os interpretantes, logo, a mensagem é o resultado final da interpretação.
Qual o papel da percepção e da informação em Gerbner?
O modelo permite abordar questões sobre a natureza e a inter-relação entre a percepção e produção da informação.
O facto de testemunhar um acontecimento é um papel de percepção e não de informação; A informação exige um acontecimento já vivenciado, passado – após percepção portanto – seleccionada.
Defina a articulação que o modelo de Gerbner estabelece entre informação e percepção.
A informação nasce