Modelo de comunicação
Publicidade e Propaganda
OS MODELOS DE COMUNICAÇÃO
Componentes: Alex Neuhaus, Camila Lorenzoni,
Fernanda de Mattos, Letícia dos Santos da Silva e
Mateus Antunes Machado.
1ª Fase
Professor Márcio Giusti Trevisol
Março – 2013
Joaçaba
Alex Neuhaus, Camila Lorenzoni, Fernanda de Mattos, Letícia dos Santos da Silva e Mateus Antunes Machado.
OS MODELOS DE COMUNICAÇÃO
Trabalho apresentado para avaliação escolar na disciplina de Teoria da Comunicação I, do curso de Publicidade e Propaganda, da
Universidade do Oeste de Santa Catarina, ministrada pelo professor Márcio Giusti Trevisol.
Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
Joaçaba – 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer os Modelos de Comunicação e surge no âmbito da unidade curricular de Teoria e Modelos da Comunicação. O trabalho tem a intenção de enriquecer o conhecimento a respeito dos modelos de comunicação.
Todos os estudos relativos à comunicação tiveram a influência do cientista social e politólogo americano Harold Lasswell. Em 1948, Harold Lasswell publicou um trabalho onde decompunha o fenômeno da comunicação em cinco partes fundamentais.
Nos modelos de comunicação qualquer ato comunicativo está ligado ao todo, tudo está ligado com tudo. No entanto, para tornar a realidade compreensível, ou seja, para tornar compreensível os atos comunicativos, os teóricos têm desenvolvido vários modelos dos processos comunicacionais. Estes modelos tem o objetivo de compreender e estudar a realidade da comunicação. São vários os modelos de comunicação existentes, no entanto neste trabalho irão ser abordados quatro desses modelos, são eles os modelos de base linear ou de informação, os modelos de base cibernética ou circulares, modelos de comunicação de massas, e os modelos culturais ou socioculturais.
DESENVOLVIMENTO
1- Modelo de Base Linear
Os modelos de base linear, são modelos que dissociam as funções do