Modelo de comunicação em redes
COMUNICAÇÃO DE DADOS:
Quando comunicamos, compartilhamos informação. Este compartilhamento pode ser local ou remoto. Em geral, entre indivíduos, a comunicação local acontece face a face, enquanto que a comunicação remota toma lugar a longas distâncias. A palavra telecomunicações que dizer comunicação a longas distâncias (do grego tele = longe, ao longe, distante) e inclui a telefonia, telegrafia e a televisão. O termo dados refere-se à informação apresentada em qualquer forma onde concordem as partes, a que originou (criou) e a que fará uso dos dados.
COMUNICAÇÃO DE DADOS:
É a troca de informação entre dois dispositivos através de alguma forma de meio de comunicação, por exemplo, um par de fios. Para que a comunicação de dados aconteça, os dispositivos de comunicação devem ser parte de um sistema de comunicações feito a partir da combinação hardware e software. A eficiência de um sistema de comunicação de dados depende fundamentalmente de três características:
Entrega ; Confiabilidade e Tempo de Atraso.
COMPONENTES DE UMA COMUNICAÇÃO DE DADOS:
Mensagem ; Transmissor; Receptor; Meio de Transmissão e Protocolo.
DIREÇÃO DO FLUXO DE DADOS:
Simplex; Half-Duplex; Full-Duplex.
TIPOS DE CONEXÃO:
Ponto-a-Ponto; Multiponto.
ARQUITETURA DE REDES:
Uma rede de computadores utiliza a combinação hardware + software para enviar dados de um local a outro. É considerado hardware da rede toda a infra-estrutura física para transportar sinais de um local a outro. Além do hardware, precisamos do software para viabilizar o processo de comunicação, porque são esperados serviços numa rede mais complexos do que simplesmente enviar um sinal de computador fonte para um computador destino. Podemos comparar a tarefa de implementar a conectividade de uma rede com a solução matemática de um problema do ponto de vista computacional. Fundamentalmente, todo problema matemático é resolvido num computador através dos recursos