Modelo de canais de comunicação
Marlones Santos Silva
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO
Transmissão Digital de Sinais – ENG 1340 – C01-1
Prof. Reginaldo A. Andrade marlonessantos@hotmail.com RESUMO:
Um sistema de comunicação possui três elementos básicos: transmissor, canal e receptor.
Em nosso caso, o transmissor é formado por um codificador de canal e um modulador binário, enquanto o receptor possui o demodulador e o decodificador de canal. O codificador de canal tem a função de converter o sinal de informação (uma sequência de k bits) produzido por uma fonte de informação em uma nova sequencia binaria de tamanho n, chamada de palavra-código, com o objetivo de proteger a informação contra erros ocasionados no canal de comunicações.
No sentido fundamental, a comunicação envolve implicitamente a informação transmitida de um ponto a outro por uma sucessão de processos, como é descrito a seguir:
Atualmente, a comunicação entra em nosso vida cotidiana de tantas formas deferentes que é fácil a diversidade de suas aplicações passar despercebida.
Os telefones em nossas mãos, os rádios e televisores em nossas salas, os terminais de computadores com acesso a internet em nossos escritórios e lares e nossos jornais são capazes de fornecer informação rápida de qualquer parte do mundo.
No sentido fundamental, a comunicação envolve implicitamente a informação transmitida de um ponto a outro por uma sucessão de processos. Adiante será abordado alguns canais utilizados em comunicação digital. 1. INTRODUÇÃO
Em um recurso de comunicação, são empregados dois recursos principais: potencia transmitida e largura de banda do canal. A potência transmitida é a potência média do sinal transmitido. A largura de banda do canal é definido como a banda de frequência a locada para a transmissão do sinal de mensagem.
Na maioria dos sistemas de comunicação, um recurso pode ser considerado mais importante do que o outro.
Portanto,